É verdade que a “arte de vender” tem um ponto místico. Graças a diferentes filmes e programas de televisão muito famosos (por exemplo, “O Lobo de Wall Street” e o programa norte-americano “The Apprentice”), difundiu-se a ideia de que a capacidade de vender é algo com o qual algumas pessoas nascem, ou que pelo menos trabalharam durante anos para isso.
No Book Salon, não acreditamos de maneira alguma que seja este o caso.
Para a nossa empresa, vender bem é tão fácil como entender quem é o seu cliente, o que é que este realmente precisa e explicar-lhe com confiança por que motivo é a pessoa mais indicada para o ajudar.
É evidente que algumas coisas são mais fáceis de dizer do que de fazer. Por isso, eis os nossos 3 conselhos para o ajudar no seu caminho em direção ao sucesso de vendas.
Bem, não deixe de um todo, mas tente deixar para trás o facto de não pensar somente nisso. Ou, pelo menos, quando começar uma conversa com o seu cliente. Concentre-se em escutar o cliente e exponha a sua experiência, bem como pode ajudá-lo e como já ajudou outras pessoas em situações semelhantes anteriormente.
Conselho: fale com o cliente utilizando o seu nome próprio e tente lembrar-se de pequenos detalhes sobre o cliente para adaptar melhor a sua experiência como cliente. É importante que se lembre do que falou pela última vez no caso de um cliente habitual, já que este aspeto fará com que o cliente se sinta especial.
Coloque perguntas concretas e mostre-se realmente interessado no cliente e na sua situação. Certifique-se de que permite ao cliente falar mais neste momento e certifique-se de que entende bem quais são as suas necessidades antes de oferecer qualquer solução.
Conselho: quando compreende melhor o problema de um cliente, também consegue oferecer a melhor solução. Por exemplo, se um cliente explicar que tem a pele muito seca, pode perguntar-lhe mais especificamente sobre as suas rotinas de cuidado da pele, nomeadamente quando está especialmente seca e qual poderá ser o motivo.
Repita o problema ao cliente para que sinta que está a ser ouvido. Em seguida, ofereça uma solução e justifique o que está a sugerir se o achar necessário. Certifique-se de que sugere medidas de acompanhamento sem exagerar. Proponha uma próxima marcação ou mesmo a reserva para um tratamento.
Conselho: apresente o seu produto ou solução baseando-se no que disse o cliente. Explique como e quando será utilizado o produto. Por exemplo, “agora vou colocar uma máscara que é fantástica para a pele seca. Vai fazer maravilhas sobretudo no inverno porque tem alguma secura superficial. Convinha utilizá-la uma vez por semana depois da esfoliação. Além disso, vendemos esta máscara”. Mostre ao cliente os produtos que está a utilizar durante o serviço ou durante o cuidado. Se lhe for conveniente, pode anotar os produtos que recomenda ao cliente.
Pode anotar os produtos utilizados e recomendados ao cliente no sistema Book Salon, assim como outros comentários sobre a sua visita. Desta forma, estará bem preparado para futuras visitas e ajudá-lo-á a estabelecer uma relação mais sólida com o cliente a longo prazo. Com o Book Salon, a venda de produtos e a gestão do inventário são efetuadas sem problemas no mesmo sistema.
Apetece-lhe conhecer-nos neste momento?