Skip to the main content.
REGISTE-SE GRATUITAMENTE
REGISTE-SE GRATUITAMENTE

TRANSFIRA OS PREÇOS

SOLICITE UMA CHAMADA

3 minutes reading time

Estará a cultura do dinheiro virtual a acabar com as gorjetas?

Harri Myllylä, CEO da Book Salon, escreveu um artigo para a Salon Today a 4 de agosto de 2022. Pode ler o artigo aqui ou através do link para a Salon Today, que se encontra no final.

 

Por todo o mundo, a pandemia de COVID-19 atingiu fortemente os salões de beleza e cabeleireiros. Uma indústria que se baseia na interação humana significa que muitos enfrentaram um longo período de encerramento, quando tal interação não era possível. Sem clientes a entrar pela porta diariamente, os empresários perderam a fonte base do seu rendimento. Mas também perderam outra componente significativa do seu rendimento: as gorjetas.

A cultura das gorjetas tem sido uma característica de longa data na indústria, como reconhecimento do ótimo trabalho dos profissionais de beleza e cabeleireiros.

A pandemia gerou uma rápida transição de dinheiro para cartões, enquanto método de pagamento preferencial dos clientes, numa tentativa de evitar o contacto com dinheiro não higienizado. Os salões começaram a tornar-se digitais, mas as soluções para gorjetas eram limitadas globalmente, ainda que os clientes quisessem esta possibilidade.

A cultura das gorjetas varia por todo o mundo — nos países nórdicos, não é esperado ou comum dar gorjeta. Enquanto isso, nos Estados Unidos e na maioria dos países europeus, incluindo França, Alemanha, República Checa, Hungria, Irlanda, Portugal, e no Reino Unido, dar gorjetas é comum e também uma forma de os empresários receberem remuneração sobre o seu trabalho.

 

OS PAGAMENTOS DIGITAIS INTELIGENTES DIMINUEM A BARREIRA ÀS GORJETAS

Sendo o dinheiro a principal base para as gorjetas desde há décadas, a passagem para o digital mostrou que os clientes estão menos inclinados a dar gorjeta quando utilizam métodos de pagamento digitais. O sentimento geral é de que as pessoas acreditam que as gorjetas em dinheiro irão para a pessoa certa, em oposição aos pagamentos digitais, onde se considera mais difícil garantir que os pagamentos têm o mesmo destino.

Com base em outras notícias do Reino Unido em 2020, estimou-se que os cabeleireiros poderiam enfrentar perdas superiores a 96 milhões de euros em gorjetas perdidas sem a devida consideração por práticas sem dinheiro. Dois em cada três consumidores evitavam dar gorjeta se não pudessem usar dinheiro, o que equivale a perdas de 96,7 milhões de euros para os cabeleireiros, com base numa gorjeta típica de 10%.

Assim, se os clientes estão menos inclinados a dar gorjeta se não puderem usar dinheiro, mas a utilização de dinheiro caiu significativamente devido à pandemia, os salões precisam de sistemas de pagamentos digitais que encorajem os clientes a dar gorjeta — a barreira às gorjetas deve ser diminuída. Ter um sistema que permita aos clientes selecionar opções de gorjeta no ato de pagamento, servir-lhes-á como lembrete de que podem dar gorjeta. Além disso, ter disponível a opção de dar gorjeta antecipadamente para pagamentos feitos online servirá para angariar rendimento adicional para o pessoal que trabalha arduamente.

 

O DIGITAL É MAIS VANTAJOSO PARA AS GORJETAS A LONGO-PRAZO

Primeiro que tudo, e talvez a vantagem mais básica, a passagem para o digital representa menos tempo a depositar dinheiro no banco todas as semanas, poupando imenso tempo e esforço. No geral, a sua contabilidade tornar-se-á muito mais simples. As gorjetas vão diretamente para o software do salão e diretamente para o salário do seu colaborador, entrando no recibo de vencimento daquele período. Os relatórios podem ser gerados automaticamente e enviados para o contabilista para processamento. A distribuição do rendimento por todos os colaboradores pode ser feita instantaneamente. Além disso, ao utilizar pagamentos e serviços de reserva digitais, poderá seguir métricas como o número de novos clientes por mês, retenção de clientes, frequência de visitas, custos médios, produtividade, e muitos outros com apenas alguns cliques.

Adicionalmente, ter acesso imediato a dados de desempenho semanais, mensais ou anuais pode ajudar os salões a perceber quais as áreas do negócio cujo desempenho se encontra acima ou abaixo dos objetivos específicos.

EM SUMA

A adesão a esta nova tecnologia, aliada a outras existentes, permitirá agora aos salões responder as estas tendências em mudança e prestar um melhor serviço aos nossos clientes. Mas, para serem bem sucedidos, os empresários e os salões devem ter em atenção dois fatores: 1) eliminar a barreira à recolha de gorjetas - torne bem claro que é possível dar gorjeta através de pagamentos digitais e torne o processo tão simples quanto possível, e 2) esteja ciente que nem sempre é possível separar as taxas de processamento para recolha de gorjetas, mas não penalize a sua equipa que trabalha arduamente ao descontar das gorjetas para cobrir as taxas.

FAÇA O DOWNLOAD DO GUIA PARA A MUDANÇA

Leia o artigo na Salon Today

Book Salon online booking system for beauty salons

Como posso conquistar mais clientes extremamente satisfeitos?

Salões de sucesso podem ter clientes viajando para eles de várias horas de distância. Há algo especial em salões como este que não pode encontrar em...

Read More
Book Salon online booking system for beauty salons

Como posso tornar meu negócio lucrativo? (Sem precisar dedicar todo o meu tempo livre)

A fórmula abaixo deve ser considerada como a pedra angular da precificação. Obviamente,não tem controle sobre a taxa de imposto sobre o valor...

Read More