Harri Myllylä, CEO da Book Salon, escreveu um artigo para a Salon Today a 4 de agosto de 2022. Pode ler o artigo aqui ou através do link para a Salon Today, que se encontra no final.
Por todo o mundo, a pandemia de COVID-19 atingiu fortemente os salões de beleza e cabeleireiros. Uma indústria que se baseia na interação humana significa que muitos enfrentaram um longo período de encerramento, quando tal interação não era possível. Sem clientes a entrar pela porta diariamente, os empresários perderam a fonte base do seu rendimento. Mas também perderam outra componente significativa do seu rendimento: as gorjetas.
A cultura das gorjetas tem sido uma característica de longa data na indústria, como reconhecimento do ótimo trabalho dos profissionais de beleza e cabeleireiros.
A pandemia gerou uma rápida transição de dinheiro para cartões, enquanto método de pagamento preferencial dos clientes, numa tentativa de evitar o contacto com dinheiro não higienizado. Os salões começaram a tornar-se digitais, mas as soluções para gorjetas eram limitadas globalmente, ainda que os clientes quisessem esta possibilidade.
A cultura das gorjetas varia por todo o mundo — nos países nórdicos, não é esperado ou comum dar gorjeta. Enquanto isso, nos Estados Unidos e na maioria dos países europeus, incluindo França, Alemanha, República Checa, Hungria, Irlanda, Portugal, e no Reino Unido, dar gorjetas é comum e também uma forma de os empresários receberem remuneração sobre o seu trabalho.
Sendo o dinheiro a principal base para as gorjetas desde há décadas, a passagem para o digital mostrou que os clientes estão menos inclinados a dar gorjeta quando utilizam métodos de pagamento digitais. O sentimento geral é de que as pessoas acreditam que as gorjetas em dinheiro irão para a pessoa certa, em oposição aos pagamentos digitais, onde se considera mais difícil garantir que os pagamentos têm o mesmo destino.
Com base em outras notícias do Reino Unido em 2020, estimou-se que os cabeleireiros poderiam enfrentar perdas superiores a 96 milhões de euros em gorjetas perdidas sem a devida consideração por práticas sem dinheiro. Dois em cada três consumidores evitavam dar gorjeta se não pudessem usar dinheiro, o que equivale a perdas de 96,7 milhões de euros para os cabeleireiros, com base numa gorjeta típica de 10%.
Assim, se os clientes estão menos inclinados a dar gorjeta se não puderem usar dinheiro, mas a utilização de dinheiro caiu significativamente devido à pandemia, os salões precisam de sistemas de pagamentos digitais que encorajem os clientes a dar gorjeta — a barreira às gorjetas deve ser diminuída. Ter um sistema que permita aos clientes selecionar opções de gorjeta no ato de pagamento, servir-lhes-á como lembrete de que podem dar gorjeta. Além disso, ter disponível a opção de dar gorjeta antecipadamente para pagamentos feitos online servirá para angariar rendimento adicional para o pessoal que trabalha arduamente.
Primeiro que tudo, e talvez a vantagem mais básica, a passagem para o digital representa menos tempo a depositar dinheiro no banco todas as semanas, poupando imenso tempo e esforço. No geral, a sua contabilidade tornar-se-á muito mais simples. As gorjetas vão diretamente para o software do salão e diretamente para o salário do seu colaborador, entrando no recibo de vencimento daquele período. Os relatórios podem ser gerados automaticamente e enviados para o contabilista para processamento. A distribuição do rendimento por todos os colaboradores pode ser feita instantaneamente. Além disso, ao utilizar pagamentos e serviços de reserva digitais, poderá seguir métricas como o número de novos clientes por mês, retenção de clientes, frequência de visitas, custos médios, produtividade, e muitos outros com apenas alguns cliques.
Adicionalmente, ter acesso imediato a dados de desempenho semanais, mensais ou anuais pode ajudar os salões a perceber quais as áreas do negócio cujo desempenho se encontra acima ou abaixo dos objetivos específicos.
A adesão a esta nova tecnologia, aliada a outras existentes, permitirá agora aos salões responder as estas tendências em mudança e prestar um melhor serviço aos nossos clientes. Mas, para serem bem sucedidos, os empresários e os salões devem ter em atenção dois fatores: 1) eliminar a barreira à recolha de gorjetas - torne bem claro que é possível dar gorjeta através de pagamentos digitais e torne o processo tão simples quanto possível, e 2) esteja ciente que nem sempre é possível separar as taxas de processamento para recolha de gorjetas, mas não penalize a sua equipa que trabalha arduamente ao descontar das gorjetas para cobrir as taxas.